Sobre a SESAI

Secretaria Especial de Saúde Indígena - Ministério da Saúde

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Criada em 2010, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde atende mais de 755 mil indígenas que vivem em territórios indígenas de todo o Brasil. A SESAI conta com 14.600 mil profissionais de saúde nas aldeias, pólos base e sede dos DSEI. Destes, 46% são indígenas. 

 

Principais Competências da SESAI e dos 34 DSEI 

 

  • Orientar as ações de atenção integral à saúde indígena e de educação em saúde segundo o perfil epidemiológico e a condição sanitária de cada território dos DSEI, em consonância com os programas do SUS e com as práticas de saúde tradicionais de cada etnia indígena.
  • Garantir articulação do SasiSUS com serviços de média e alta complexidade do SUS em municípios e estados: ambulatórios e hospitais de médio e grande porte. 
  • Planejar, coordenar, supervisionar, monitorar e avaliar as ações referentes ao saneamento e às edificações de saúde indígena. 
  • Promover ações para o fortalecimento do controle social dos povos indígenas no SUS.

 

Saiba mais em https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sesai