Publicado: 17 Maio 2016

 

Com o objetivo de proporcionar um dia agradável aos indígenas que estão na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) para tratamento de saúde, longe de suas aldeias, costumes e tradições, a equipe da CASAI Icoaraci/ Belém organiza, todos os anos, um dia direcionado as danças, pinturas corporais e comidas típicas de cada etnia. Neste dia, o serviço de nutrição fornece alimentos crus para que os hóspedes preparem-nos de acordo com seus costumes.

 

Neste ano, a “Festa do dia do índio”, ocorreu dia 19 (terça-feira), nas dependências da CASAI, e, por se tratar de uma CASAI regional, contou com a presença de indígenas das mais variadas etnias da região norte do Brasil. Houveram danças e pinturas das etnias: Munduruku (DSEI Tapajós), Waiapi (DSEI Amapá) e Kayapó (DSEI Kayapó). Estavam presentes também na festa membros das etnias Xikrin, Tembé, Arara, Guarany e Guajajara (DSEI Guama-Tocantins). Durante o evento, algumas manifestações comoveram a todos, como o canto do Hino Nacional Brasileiro em Kayapó e o discurso dos Waiapi que agradeceram pela estadia e acolhimento da equipe da CASAI.

 

   

 

       

   

 

As notícias aqui divulgadas são enviadas pelas diversas equipes que trabalham em São Paulo, Mato Grosso e Pará e não necessariamente expressam a opinião ou informam ações realizadas estritamente por esta instituição.