OUTUBRO ROSA

      Na década de 1990. nasce o movimento conhecido como " Outubro Rosa " para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. 

     A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento além de contribuir para a redução da mortalidade.

 EQUIPE FEMININA SPDM-SAÚDE INDÍGENA

 LAÇOS ROSAS

       Em 1990, em Nova Iorque, foi realizada a " 1ª Corrida pela Cura " , um movimento de prevenção ao câncer. Nesta corrida, por iniciativa da fundação que a promovia foram distribuídos laços rosas a todos participantes. A ideia pegou e se alastrou de tal forma que hoje o "laço"se tornou um dos símbolos da Campanha utilizado internacionalmente!

  

                                        

 

 

   

 No ano de 1997, algumas entidades nos Estados Unidos começaram a promover eventos, como desfiles de moda, partidas de boliche e corridas utilizando a temática do câncer de mama em sua divulgação.

 

 

      Neste mesmo ano foi escolhido por estas entidades o mês de outubro para realização de diversas atividades relacionadas com o tema e dentre elas ganhou força a iluminação de monumentos com o objetivo de divulgar a campanha. 

     

         No Brasil, a campanha teve início em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, junto com o apoio de empresas iluminaram o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, chamando a atenção da mídia e dando início a uma campanha forte em nosso país.