No período de 04 a 07 de outubro de 2016  o DSEI Cuiabá realizou no Hotel Mato Grosso Águas Quentes a "I Capacitação em Urgência e Emergência em Consultório Odontológico - se Apropriando do Aqui e Agora", com a participação de 11 Cirurgiôes Dentistas  e 07 Auxiliares de Saúde Bucal Indígenas. 

O primeiro dia de capacitação foi marcado pela atuação da psicóloga

   Thelia Maria Pinheiro de Santana que deu especial atenção  ao  tema 

  "Motivação", desenvolvendo atividades expositivas e dinâmicas de grupo

   relacionadas ao tema.

 

" A motivação envolve fenômenos emocionais., biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos."

 

 

No segundo dia do evento foram apresentadas as metas, problemáticas, soluções e demais dados referentes a situação atual do Programa de Saúde Bucal do DSEI Cuiabá pelo RT CD Michel Luiz Harlos.

 

No mesmo dia foi apresentado pelo CD Silmar Franco, Analista de planejamento da SPDM/São Paulo, vários assuntos relacionados a história do indigenismo no país e sua relação com a SPDM/UInifesp, envolvimento e vocação do profissional para a "missão" Saúde Indígena, além de introduzir o tema "Urgência e Emergência".

 

  Nos dois últimos dias o foco central do encontro "Urgência e Emergência" foi aprofundado e amplamente discutido pelo médico Kléber José do Prado, que conduziu os trabalhos expondo temas diversos e  relevantes que selecionou como de suma importância durante suas experiências e estudos sobre o tema.

 

A SPDM valoriza e apóia iniciativas como esta do DSEI Cuiabá, que contribuem no diagnóstico e planejamento de ações de saúde, tornando as equipes multidisciplinares coesas no propósito de melhorar sempre a saúde indígena. Tais iniciativas unem os profissionais pelo convivío e troca de conhecimentos  pertinentes a sua e demais áreas responsáveis pela atenção a saúde primária das comunidades assistidas.

 

PARABÉNS A TODOS ENVOLVIDOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SUCESSO DO EVENTO!

 

 LINKS RELACIONADOS AO TEMA: